
O uso de tecnologia voltou a ganhar destaque no esquema de segurança do Carnaval baiano. Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apontam que o Sistema de Reconhecimento Facial já possibilitou a prisão de 58 foragidos da Justiça durante a folia de 2026 — número superior ao registrado em 2025, quando 55 pessoas foram capturadas com o auxílio do mesmo recurso.

Apenas no penúltimo dia oficial da festa, encerrado na madrugada desta terça-feira (17), outras 12 pessoas com mandados em aberto foram identificadas e detidas após passarem pelos pontos monitorados. Conforme o órgão, a tecnologia auxilia diretamente o trabalho policial na localização de suspeitos envolvidos em crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo, estupro de vulnerável, porte ilegal de arma de fogo, estelionato, agressão e dívida de pensão alimentícia.
As ocorrências foram registradas em Salvador, Santa Cruz Cabrália e Lapão. O monitoramento é realizado por meio dos Portais de Abordagem instalados nos circuitos e em áreas estratégicas definidas pelas agências de inteligência. Para o secretário da pasta, Marcelo Werner, o investimento em inovação fortalece ações preventivas, repressivas e investigativas durante grandes eventos e deve continuar sendo ampliado para aumentar a proteção de moradores e turistas.



Deixe um comentário