
Produtores de cacau realizaram uma mobilização nesta sexta-feira (30), em Gandu, no sul da Bahia, durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O ato teve como principal pauta a crítica à importação de cacau, apontada pelos agricultores como um dos fatores responsáveis pela queda no preço do produto e pelo agravamento da crise enfrentada pelo setor no estado.(vídeo)

Com faixas e cartazes, os manifestantes defenderam medidas de proteção ao cacau produzido no Brasil e cobraram melhores condições de produção e comercialização. A mobilização contou com o apoio da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC).
Durante a agenda oficial no município — que teve como objetivo a assinatura da ordem de serviço para a construção do Hospital de Urgência e Emergência de Gandu — uma comissão formada por produtores de cacau e demais representantes se reuniu com o governador. No encontro, foram apresentadas reivindicações, incluindo incentivos à produção local, controle das importações e o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau.

Jerônimo Rodrigues ouviu as demandas e afirmou que irá analisar cada ponto apresentado pela comissão. Segundo o governador, o governo estadual vai avaliar alternativas possíveis para enfrentar as dificuldades do setor cacaueiro, considerado estratégico para a economia e a geração de empregos no sul da Bahia.
.
.
.
.
.


Deixe um comentário