
A Neoenergia Coelba identificou 8 mil ligações irregulares de energia elétrica apenas em agosto, o que equivale a uma média de 254 fraudes removidas por dia.

No acumulado de 2025, já são 81 mil casos de “gatos” registrados na Bahia — crescimento de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. A energia recuperada nessas ações chega a 331 milhões de quilowatts-hora, volume suficiente para abastecer 5,2 milhões de residências durante 15 dias.
As irregularidades foram encontradas em clientes residenciais, comerciais, industriais e rurais, em todas as regiões do estado.

De acordo com a concessionária, as fraudes prejudicam a qualidade do fornecimento, aumentam os riscos de acidentes e configuram crime.
O gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Madson Melo, destacou os esforços da empresa para combater a prática.
“Por mais que os fraudadores desenvolvam mecanismos para tentar esconder as irregularidades, nós iremos achar. Possuímos equipes preparadas, equipadas com tecnologias avançadas que conseguem identificar quando há uma incompatibilidade no consumo de energia e uma potencial ligação clandestina. Em campo, nossos profissionais passam por treinamentos constantes para também identificarem fraudes durante os serviços”, afirmou.

Deixe um comentário