
A entrada de cacau importado no mercado brasileiro motivou uma nova mobilização de produtores do sul da Bahia. Na manhã desta quarta-feira (28), cacaicultores realizaram uma manifestação em Ilhéus em protesto contra a importação do produto de países africanos, que, segundo a categoria, tem provocado a desvalorização da arroba, comercializada atualmente em torno de R$ 240.

O ato integra uma série de protestos que vêm ocorrendo desde o último fim de semana. No domingo (25), produtores bloquearam parcialmente a BR-101, no distrito de Itamarati, em Ibirapitanga. Já na segunda-feira (26), a BA-120 foi interditada no trecho entre Nova Ibiá, Gandu e Ibirataia, ampliando a mobilização e chamando atenção para a crise enfrentada pelo setor cacaueiro.
Em Ilhéus, caravanas de diversos municípios se concentraram em frente à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), na Rua Rotary, local estratégico por ser o principal ponto de entrada do cacau importado no estado. Durante a manifestação, os produtores cobraram providências do presidente Lula e de parlamentares baianos para limitar as importações e garantir a valorização da produção nacional, destacando os prejuízos à renda de milhares de famílias.
.
.
.
.
.
..

..
.
Informações:ItiruçuOnline


Deixe um comentário