quinta-feira , 5 fevereiro 2026
Casa Agricultura Operação Vaga Vip investiga venda ilegal de agendamentos para emissão de identidade na Bahia
AgriculturaBrasilPolíciaÚltimas Notícias

Operação Vaga Vip investiga venda ilegal de agendamentos para emissão de identidade na Bahia

Um esquema que transformava um serviço público gratuito em fonte de lucro ilegal passou a ser investigado pela Polícia Civil da Bahia. Na manhã desta sexta-feira (19), foi deflagrada a Operação Vaga Vip, com o objetivo de apurar a venda irregular de agendamentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no estado.

A apuração teve início após denúncia feita pela própria coordenação da Rede SAC, que passou a colaborar com as investigações, fornecendo informações técnicas e dados do sistema de agendamento. Com autorização judicial, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e aplicadas 11 medidas cautelares, incluindo o afastamento de nove servidores públicos. As ações ocorreram simultaneamente em Salvador, Candeias, Camaçari, Feira de Santana e Remanso.

Segundo a Polícia Civil, horários que deveriam ser disponibilizados gratuitamente pelo sistema oficial do Governo do Estado estariam sendo comercializados de forma irregular. O esquema envolveria servidores públicos e intermediários externos, sem vínculo com o SAC, que antecipavam atendimentos mediante pagamento ou se apropriavam previamente das vagas para revenda. A investigação é conduzida pelo Draco, por meio da Dececap, e segue em andamento para identificar todos os envolvidos, apurar responsabilidades e dimensionar os prejuízos causados ao serviço público e à população.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados