
A ampliação do sistema de fiscalização eletrônica na BR-324 entrou em uma nova etapa. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que o processo de instalação dos novos radares no trecho entre Salvador e Feira de Santana seguirá até janeiro de 2026. Atualmente, três equipamentos já estão em operação, enquanto outros 21 passam por montagem, ajustes técnicos e período de testes, que pode durar até 90 dias conforme autorizações emitidas entre junho e outubro deste ano.

Segundo o DNIT, todos os dispositivos seguem as exigências da Instrução Normativa nº 43/2021, que estabelece estudos de viabilidade, sinalização adequada e certificação metrológica do INMETRO antes da fiscalização. Paralelamente, dez frentes de serviço permanecem distribuídas ao longo da rodovia realizando tapa-buracos e intervenções emergenciais após o período de chuvas, além de obras de recapeamento e recuperação estrutural retomadas desde maio de 2025. A retomada dos radares ocorre após quase todo o mês de agosto ter ficado sem fiscalização eletrônica devido à falta de recursos, segundo admitiu a própria autarquia.
Enquanto isso, o governo estadual avança na preparação do novo processo de concessão das BRs 324 e 116. Em entrevista à rádio Itapoan FM nesta segunda-feira (17), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o edital deve ser lançado entre dezembro deste ano e janeiro de 2026 e seguirá para a Bolsa de Valores, responsável por selecionar a nova administradora do sistema viário. “A BR-324 é a pista mais importante da Bahia, e uma das mais importantes do Brasil pelo volume de carros e cargas”, declarou o governador à emissora.

Jerônimo também anunciou que o governo pretende liberar, até o dia 21 deste mês, novos recursos emergenciais para reforçar as obras de recuperação da rodovia, medida que busca reduzir os danos provocados pela deterioração do pavimento ao longo do último ano.


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