sábado , 6 dezembro 2025
Casa Brasil Tornado devasta Rio Bonito do Iguaçu, deixa seis mortos e destrói 90% da cidade
BrasilÚltimas Notícias

Tornado devasta Rio Bonito do Iguaçu, deixa seis mortos e destrói 90% da cidade

Um tornado de grande intensidade atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde de sexta-feira (7), deixando um rastro de destruição e comoção. De acordo com a Defesa Civil do Estado, os ventos ultrapassaram 250 km/h, provocando a morte de seis pessoas e ferimentos em 750 moradores. Aproximadamente 90% da cidade foi devastada, e mais de mil pessoas estão desalojadas.

O fenômeno atingiu a cidade por volta das 17h30, surpreendendo os cerca de 14 mil habitantes do município, localizado a 400 quilômetros de Curitiba. Casas foram completamente destruídas, postes de energia tombaram e a rede elétrica ficou comprometida. As equipes de resgate atuam de forma contínua desde a noite de sexta-feira, com o reforço de bombeiros vindos de diferentes regiões do estado.

O governador Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública neste sábado (8), em razão da gravidade da situação. As vítimas feridas foram encaminhadas para hospitais de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel, com apoio do Samu e de unidades de saúde regionais. Segundo o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, o cenário encontrado pelas equipes é “de guerra”, com áreas inteiras completamente arrasadas.

As vítimas fatais foram identificadas como José Neri Geremias, Jurandir Nogueira Ferreira, Adriane Maria de Moura, Claudino Paulino Risso, Juliana Kwapis e José Gieteski. O governo estadual e as prefeituras da região montaram estruturas provisórias para acolher famílias que perderam suas casas, enquanto seguem os trabalhos de busca, salvamento e reconstrução. Segundo meteorologistas, o tornado foi provocado pela formação de um ciclone extratropical que avança pelo Sul do país e deve continuar influenciando o tempo nos próximos dias.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados