
O Brasil amanheceu nesta terça-feira (14) lidando com as consequências de um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, que provocou um apagão de grandes proporções. A queda no fornecimento de energia atingiu o Distrito Federal e 16 estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O fornecimento começou a ser restabelecido cerca de uma hora e meia depois do início da ocorrência.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as equipes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Aneel e do próprio ministério foram acionadas imediatamente após o incidente. O ministro Alexandre Silveira destacou que o sistema brasileiro conta com mecanismos automáticos para evitar apagões em escala nacional. “O sistema elétrico nacional conta com um mecanismo de segurança para evitar apagões de grandes proporções. Quando uma subestação é perdida, o sistema corta de forma programada uma parte da carga em estados próximos, enquanto a energia é reprogramada. Foi isso que aconteceu”, afirmou.
Na Bahia, a Neoenergia Coelba relatou que cerca de 16% dos consumidores ficaram temporariamente sem energia em diversas regiões do estado. “Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 2h11, todo o sistema foi restabelecido, após autorização do ONS”, informou a concessionária.

O ONS classificou a resposta como “rápida e eficiente” diante da complexidade do sistema interligado nacional. As causas do incêndio que deu origem à falha ainda estão sendo investigadas por equipes técnicas no Paraná.

Deixe um comentário