
Esquecer de pagar uma conta pode estar com os dias contados. A partir desta segunda-feira (13), entra em vigor a obrigatoriedade do Pix Automático, funcionalidade criada pelo Banco Central (BC) em 16 de junho. A partir de agora, as instituições financeiras que oferecem serviços de pagamento são obrigadas a disponibilizar a ferramenta aos clientes.

O objetivo do Pix Automático é simplificar a quitação de contas recorrentes, como energia elétrica, água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas. Com o recurso, o usuário pode agendar os pagamentos diretamente no aplicativo do banco, garantindo mais praticidade e evitando atrasos.
A ativação do serviço pode ser feita pelo aplicativo do banco, internet banking, QR Code ou Pix Copia e Cola. Após a adesão, o cliente define as regras de funcionamento — como valor limite, uso do cheque especial e preferências de notificação. O sistema então agenda os pagamentos e envia alertas antes da cobrança, oferecendo mais controle e segurança.

O Pix Automático é gratuito para pessoas físicas, enquanto empresas precisarão contratar o serviço junto aos bancos. Assim como o Pix tradicional, ele funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser cancelado a qualquer momento. Diferentemente do débito automático, o novo modelo não exige acordos prévios entre empresas e instituições financeiras, o que torna o processo mais simples, acessível e imediato.


Deixe um comentário