
Neste domingo (7), um raro espetáculo celeste promete encantar observadores em várias partes do mundo: um eclipse lunar total, popularmente chamado de Lua de Sangue, quando o satélite natural da Terra adquire uma coloração avermelhada.

Segundo a NASA, o fenômeno ocorrerá entre 14h30 e 15h52 (horário de Brasília). No entanto, por acontecer durante o dia, não será visível a olho nu no Brasil. Para os argentinos e outros países fora da área de observação, a espera será maior: o próximo eclipse lunar total visível na Argentina ocorrerá apenas em 3 de março de 2026.
O eclipse poderá ser observado diretamente em diferentes regiões do planeta, incluindo:

Antártida
Austrália
Ásia
Europa
Leste da América
Partes da África
Oceanos Pacífico e Índico
Na Índia, o espetáculo poderá ser visto entre 23h do dia 7 e 0h22 do dia 8. Já na Austrália, a Lua ficará avermelhada entre 1h30 e 2h52 do dia 8. Países como Egito e África do Sul também terão seu momento sob a luz avermelhada do satélite.
A coloração característica acontece quando a Lua atravessa totalmente a sombra da Terra. Nesse processo, a atmosfera terrestre atua como filtro, bloqueando a luz azul e permitindo que apenas os tons avermelhados alcancem a superfície lunar. A intensidade dessa cor pode variar conforme fatores atmosféricos, como poeira, poluição e nuvens.
Como acompanhar do Brasil
Embora invisível a olho nu por aqui, os brasileiros não ficarão de fora. O Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo pelo YouTube, a partir das 12h de domingo (7), mostrando todas as fases do eclipse em tempo real.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
🔠 Nayarha Santos
ℹ️ O Globo
📸 Reprodução NASA

Deixe um comentário