
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (25), a proibição da manipulação de medicamentos agonistas de GLP-1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro. Esses fármacos são indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e também utilizados em protocolos de perda de peso.

A decisão, publicada no Despacho nº 97/2025 e na Nota Técnica nº 200/2025, integra as novas regras para importação e manipulação de insumos farmacêuticos usados nas chamadas “canetas emagrecedoras”. O objetivo é reduzir riscos sanitários diante da alta procura por essas substâncias.
Segundo a Anvisa, insumos de origem biotecnológica só poderão ser importados por empresas devidamente autorizadas e quando se tratar do mesmo insumo farmacêutico ativo já avaliado durante o registro do medicamento de referência.

Com a medida, farmácias de manipulação ficam impedidas de importar diretamente esses insumos. Caso utilizem material adquirido de importadoras, deverão comprovar a realização de testes mínimos de controle de qualidade e seguir regras rígidas de preparação estéril.

Deixe um comentário