
Cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, fez o anúncio oficial da morte do pontífice nesta segunda-feira (21)
O Vaticano anunciou oficialmente o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21). O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
Segundo o comunicado oficial, o Papa Francisco faleceu às 7h35 da manhã. O cardeal Farrell declarou: “Com profunda dor, devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francesco. O Bispo de Roma Francesco voltou à casa do Pai”.
Uma vida dedicada ao serviço
O camerlengo destacou a dedicação do pontífice ao longo de sua vida: “Sua vida inteira foi dedicada ao serviço do Senhor e à sua casa. Nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universais, em modo particular a favor dos mais pobres e marginados”.Francisco, conhecido por sua voz em defesa dos pobres e por suas reformas na Igreja Católica, deixa um legado de mudanças significativas na instituição.
Seu pontificado foi marcado por gestos de humildade e por uma abordagem mais inclusiva e misericordiosa.
O cardeal Farrell concluiu o anúncio expressando gratidão pelo exemplo deixado pelo Papa:
“Com imensa gratidão pelo seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francesco ao amor infinito e misericordioso de Deus um e três”.
O pontífice argentino passou por episódios de dificuldades respiratórias no começo do ano. Ele ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli e recebeu alta no dia 23 de março.
Última aparição pública do papa Francisco
No Domingo de Páscoa, o pontífice fez uma breve aparição no Vaticano dar a benção “Urbi et Orbi” (para a cidade e o mundo) e pediu um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Francisco desejou uma feliz Páscoa para os fiéis presentes e pediu que um assessor lesse a mensagem.
No texto, o pontífice disse que a situação em Gaza era “dramática e deplorável”. O papa também pediu ao grupo militante palestino Hamas que libertasse os reféns restantes e condenou o que chamou de uma tendência “preocupante” de antissemitismo no mundo.
“Expresso minha proximidade aos sofrimentos… de todo o povo israelense e do povo palestino”, dizia a mensagem.Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o comando da Santa Sé em março de 2013. Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
Da CNN

Deixe um comentário