
Assim como a Chikunguya e a Dengue , a Febre Oropouche é uma doença considerada uma arbovirose.

(foto: Lauren Bishop/CDC/Divulgação)
O QUE É ?
O Ministério da Saúde define a Febre do Oropouche como doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil, em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.
Em 2024, entretanto, a doença passou a preocupar autoridades sanitárias brasileiras. Até o início de julho, mais de 7 mil casos haviam sido confirmados no país.
COMO É TRANSMITIDA ?
A Febre Oropouche é causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (Orov), transmitido aos seres humanos principalmente pela picada do mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.
São dois tipos de ciclos :
- urbano : onde, os humanos são os principais hospedeiros do vírus. O inseto Culicoides paraensis também é o vetor principal. O inseto Culex quinquefasciatus, comumente encontrado em ambientes urbanos, pode ocasionalmente transmitir o vírus também.
- sivestre : os bichos-preguiça e primatas não-humanos atuam como hospedeiros. No entanto, o vetor primário é o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.
QUAIS OS SINTOMAS?
Os mais comuns são febre, dores musculares e dor de cabeça. Porém ,também podem aparecer tontura, calafrios, nauséas, vômitos, dor atrás dos olhos e intolêrancia à luz (fotofobia). dor atrás dos olhos, calafrios, fotofobia (intolerância à luz), náuseas e vômitos também podem aparecer. Os sintomas duram de dois a sete dias e são semelhantes aos de outras arboviroses.
COMO TRATAR ?
Não existe um tratamento específico para a Febre Oropouche. Porém, pode ser realizado o tratamento sintomático, ou seja, visando aliviar os sintomas da doença com uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios recomendados por um médico. Em casos mais graves, o paciente pode precisar ser hospitalizado e receber tratamento de suporte, como hidratação intravenosa.
O QUE FAZER PARA DETECTAR A DOENÇA ?
O diagnóstico da Febre Oropouche é feito através de exames laboratoriais. O mais importante para confirmar o diagnóstico é o exame de sangue para detecção do vírus Oropouche através do PCR.
Outros exames, como o hemograma e as provas de função hepática, podem ser solicitados para avaliar a gravidade da doença e acompanhar a evolução do paciente.

Deixe um comentário