sábado , 25 outubro 2025
Casa Saúde FEBRE OROPOUCHE,SINTOMAS E TRTAMENTO
Saúde

FEBRE OROPOUCHE,SINTOMAS E TRTAMENTO

Assim como a Chikunguya e a Dengue , a Febre Oropouche é uma doença considerada uma arbovirose.

(foto: Lauren Bishop/CDC/Divulgação)

O QUE É ?

O Ministério da Saúde define a Febre do Oropouche como doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil, em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.

Em 2024, entretanto, a doença passou a preocupar autoridades sanitárias brasileiras. Até o início de julho, mais de 7 mil casos haviam sido confirmados no país.

COMO É TRANSMITIDA ?

A Febre Oropouche é causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (Orov), transmitido aos seres humanos principalmente pela picada do mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.

São dois tipos de ciclos :

  • urbano : onde, os humanos são os principais hospedeiros do vírus. O inseto Culicoides paraensis também é o vetor principal. O inseto Culex quinquefasciatus, comumente encontrado em ambientes urbanos, pode ocasionalmente transmitir o vírus também.
  • sivestre : os bichos-preguiça e primatas não-humanos atuam como hospedeiros.  No entanto, o vetor primário é o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.

QUAIS OS SINTOMAS?

Os mais comuns são febre, dores musculares e dor de cabeça. Porém ,também podem aparecer tontura, calafrios, nauséas, vômitos, dor atrás dos olhos e intolêrancia à luz (fotofobia). dor atrás dos olhos, calafrios, fotofobia (intolerância à luz), náuseas e vômitos também podem aparecer. Os sintomas duram de dois a sete dias e são semelhantes aos de outras arboviroses.

COMO TRATAR ?

Não existe um tratamento específico para a Febre Oropouche. Porém, pode ser realizado o tratamento sintomático, ou seja, visando aliviar os sintomas da doença com uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios recomendados por um médico. Em casos mais graves, o paciente pode precisar ser hospitalizado e receber tratamento de suporte, como hidratação intravenosa. 

O QUE FAZER PARA DETECTAR A DOENÇA ?

O diagnóstico da Febre Oropouche é feito através de exames laboratoriais. O mais importante para confirmar o diagnóstico é o exame de sangue para detecção do vírus Oropouche através do PCR. 
 
Outros exames, como o hemograma e as provas de função hepática, podem ser solicitados para avaliar a gravidade da doença e acompanhar a evolução do paciente. 


Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Música e generosidade transformam noite de Petrolina

A cidade de Petrolina viveu uma noite de solidariedade neste domingo (12)...

Brasil recebe lote de antídotos para combater intoxicações por bebidas adulteradas

Diante do crescimento dos casos de intoxicação causados por bebidas adulteradas, o...

Família intoxicada  após confundir planta venenosa com couve

Um almoço em família na zona rural de Patrocínio, no Alto Paranaíba...

Exames descartam contaminação por metanol em rapper Hungria após internação em Brasília

O rapper Gustavo da Hungria Neves, conhecido como Hungria, recebeu alta médica...